O cliente lhe faz uma visita, faz um orçamento e sem dar nenhum entrada solicita que você dê início ao projeto. O cliente então some e nunca mais volta.
Esta situação inusitada acontece com muita freqüência entre os profissionais de design e comunicação visual, principalmente com os que ainda estão se habituando ao mercado de trabalho. O resultado de tudo isso são dezenas de projetos inacabados, que tomaram o seu tempo e acabaram ficando guardados em pastas em seu computador a espera do retorno do cliente.
Mas como se livrar de projetos engavetados e inacabados?
A melhor maneira de se livrar é a prevenção. Solicitar uma entrada em dinheiro é sua obrigação, geralmente 50% do valor total do orçamento deve ser pago pelo cliente para que você possa dar início ao projeto. Usar um contrato ou pelo menos uma notinha de pedido pode lhe ajudar bastante. Nela podem estar presentes a descrição dos serviços, o valor total, a quantia paga pelo cliente na entrada e informações pessoais importantes, como nome completo, telefone e e-mail de seu cliente.
Tomando este cuidado você reduzirá o desperdício de tempo com projetos que nunca serão terminados (ou pagos) a quase zero. Digo “quae” pois até mesmo clientes que pagam entrada algumas vezes não voltam para finalizar o projeto, isso ocorre principalmente se o job for de baixo custo.
Como recuperar o job esquecido?
Se acontecer de o seu cliente que não pagou, ou até mesmo o que pagou alguma entrada não dar mais atenção ao projeto a ponto de ele ser abandonado, tome a frente e tente trazer o projeto de volta para a mesa de trabalho.
Um telefonema, um email ou uma troca de mensagens podem resgatar o projeto e fazer com ele seja concluído. Muitas vezes uma pequena visita ao cliente pode até lhe trazer novos projetos.
Entenda que nem sempre o cliente não volta para finalizar um trabalho porque quer dar calote ou porque fez em outro lugar, ele também pode ter simplesmente esquecido. Parece piada, mas isto acontece muito, correria, trabalho, filhos, família, despesas, empresa, há clientes que tem tantas coisas pra fazer que um projeto de design pode ser deixado em último lugar e, conseqüentemente ser esquecido. Então correr atrás do cliente e conversar com ele pode lhe ajudar a resolver a situação e recuperar o tempo e o dinheiro que foram empenhados no job.
No caso de clientes que realmente abandonaram o projeto porque não precisam mais dele, você precisa ser esperto. Se tiver boa comunicação pode convencer o cliente a finalizá-lo, mesmo que seja para compensar o investimento que ele já fez.
Se você tomar estes cuidados e agir de maneira profissional, se prevenindo e documento todos os seus trabalhos, não terá problemas com projetos esquecidos e engavetados que causam prejuízo e perda de tempo.