Quem acompanha o meu trabalho há um pouco mais de tempo já deve ter percebido que não sou exatamente um designer, mas sim um arte-finalista (opa, por isso o título destes posts hein? Que maravilha!) então no decorrer de minha carreira na busca incansável por conhecimento, e minha paixão pelo design e experiência no meio gráfico, acabo enxergando um lado que é às vezes esquecido pelos designers, justamente o lado da arte-final, que se fosse feita “antes” de o projeto terminar, facilitaria muito o trabalho do arte-finalista e também proporcionaria melhores resultados na impressão.
Um conceito muito legal, e que é muito útil para o designer é o de Over Print (ou sobreposição). Mas será que você sabe o que é isso?
Overprint nada mais é do que “impressão sobre” ou sobreposta, e consiste em imprimir uma cor sobre outra. Isto falando de um jeito bem simplificado. Na verdade os métodos de impressão já usam impressão sobreposta das cores CMYK, proporcionando os resultados de impressão colorida que já conhecemos. Mas vamos usar um exemplo prático para você entender melhor do que se trata.
Digamos que temos um projeto, um fundo amarelo com texto preto, e seu resultado final deverá ser o mostrado na imagem abaixo.
Quando usamos impressão comum, sem overprint, as chapas de impressão dos objetos que se sobrepõe, no caso o texto sobre o fundo, ficam vazados, coisa mais ou menos assim.
Isso quer dizer que as tintas preta e amarela não se misturam. Ok, mas isto é o correto! Hein? Sim, até aí nada errado. Até que comecemos a analisar os resultados de impressão.
Geralmente, quando usamos este tipo de impressão sem overprint em materiais com texto muito pequeno, ou até mesmo os com texto grande, o resultado pode trazer pequenas linhas (ou bordas) brancas ao redor do texto preto.
Quase não dá pra perceber não é mesmo? Agora some isto a dilatação do papel quando passa pela máquina, e a um deslocamento na pinça (coisa que é bem comum no meio gráfico), veja como o resultado pode ser desastroso.
As bordas brancas apareceram agora hein? E muito! Imagina o seu cliente recebendo esta maravilha de impressão!
È por isto que existe o overprint, que nos permite imprimir o texto preto sobre a chapa do amarelo de maneira sobreposta, isto quer dizer que a chapa do amarelo não ficaria vazada, e o preto será impresso por cima da cor amarela. Veja.
Isto irá previnir qualquer problema de impressão, garantindo que não hajam bordas ou fios brancos ao redor do nosso texto.
A maioria dos aplicativos gráficos oferece nativamente a opção de impressão sobreposta de preto, mesmo o RIP pode fazer isto quando o arquivo será gravado nas chapas de impressão usando os PDF criado pelo software gráfico. É muito importante, claro, assinalar o recurso no aplicativo que você usa, seja Illustrator ou CorelDRAW, a impressão sobreposta de preto pode ser encontrada nas opções de fechamento do PDF, e também em comandos e ferramentas presentes dentro do espaço de trabalho do próprio aplicativo.
Em outro momento vamos estudar como assinalar a impressão sobreposta nos nossos aplicativos favoritos!
E ai? Gostou do overprint? Já sabia o que era? Compartilha com a gente nos comentários! Até a próxima!