Recebemos um feedback muito legal da equipe do Freepik. Alejandro Blanes, integrante da equipe, entrou em contato através do nosso e-mail e nos deu uma notícia excelente. Você pode acessar o freepik totalmente em português! Para isso basta acessar o endereço http://br.freepik.com/.
Agradeço o apoio da equipe Freepik, especialmente o amigo Alejandro Blanes!
É comum recebermos pedidos de nossos leitores quanto a algum tipo específico de vetor ou imagem. Desde molduras, personagens, fotos, planos de fundo, etc. É muito difícil encontrar bons arquivos na web que estejam disponíveis para download gratuitamente. Porém, isto não é um problema se você usa o Freepik.
O Freepik é um agregador de conteúdo criativo que reúne milhares de arquivos disponíveis para download de graça. Através dele você pode procurar o arquivo que desejar, visualizar o link para download, e baixar à vontade.
São vetores e imagens nos mais variados formatos de arquivo, ai, eps, svg, psd e muito mais. Veja abaixo como usar esta maravilhosa ferramenta, e encontrar tudo o que você precisa.
Passo 1. Acesse o Freepik clicando aqui, ou digitando na barra do seu navegador http://freepik.com/.
Passo 2. Na tela inicial do site você pode escolher entre procurar por vetores, imagens, arquivos em psd entre outros, ou realizar uma pesquisa.
Passo 3. Para realizar uma pesquisa, você precisa digitar o termo desejado em inglês, assim, o site retornará um número de resultados muito maior.
Por exemplo, para pesquisar por planos de fundo, digite background. Se quiser procurar por ornamentos florais, digite floral ornaments. Se quiser procurar por molduras, digite frames. Você pode aprender mais palavras em inglês usando o Google Translate, isso facilita muito a sua vida na hora de pesquisar no Freepik.
Passo 4. Depois de pesquisar, observe que uma área dos resultados está identificada com o rótulo do Freepik, a primeira fileira de resultados são anúncios, não clique neles, a menos que você queira comprar algum vetor para uso comercial.
Passo 5. Depois de escolher o arquivo desejado, clique sobre ele para abrir a página com mais informações sobre o arquivo.
Passo 6. O botão de download está localizado abaixo da imagem do seu arquivo.
Passo 7. Se o download não acontecer diretamente, você será direcionado para a página original, onde o arquivo está armazenado.
Passo 8. Encontre o link para download e baixe o seu arquivo.
Um ponto importante é observar as restrições de uso do arquivo que você baixar. Boa parte do conteúdo é limitada a uso não comercial, isso quer dizer que você pode usá-la em seus próprios projetos, desde que eles não tenham finalidade comercial. Em alguns sites há informações que indicam se é permitido ou não o uso comercial.
Dica importante: Não se apresse em baixar muitos arquivos para a sua coleção pessoal, é um ato que mais atrapalha do que ajuda. A menos que você seja muito organizado com seus arquivos pessoais, baixe apenas os que precisar para o momento, quando precisar de outros vetores, volte ao site e faça uma nova busca, isso evita que seus arquivos fiquem espalhados por sua máquina sem que você precise deles, ocupando espaço desnecessário. Você também deve tomar alguns cuidados, como organizar tudo em pastas bem identificadas que facilitem a sua localização. Nomeie as pastas, por exemplo, como planos de fundo, molduras, desenhos, etc.
Espero que tenha gostado! Compartilhe a sua experiência nos comentários.