Olá pessoal, sejam bem vindos de volta a série Como me tornar um designer. Eu queria começar este artigo escrevendo umas 50 linhas apenas explicando o que é o design. Eu fiz isso, e acreditem, eu não gostei do resultado. O artigo ficou muito pesado, e eu não quero falar coisas que não façam o mínimo sentido para as pessoas que ainda não conhecem o design. Por isso, resolvi escrever um artigo um pouco mais livre, com a minha cara. Mas antes, quero lhe mostrar alguns links legais onde você poderá conhecer na integra o que é design.
- O que é design? – http://www.abra.com.br/artigos/22-o-que-e-design
- O que é design (de novo) – http://designices.com/o-que-e-design/
- Definições de design – http://pt.wikipedia.org/wiki/Design
- O que é design (ao cubo) – http://www.marketdesign.com.br/o-que-e-design.php
O que é o design?

Imagem via Shutterstock ©
Depois desta injeção de conhecimento sobre o design, gostaria agora de expressar estes conceitos com as minhas palavras. Muita gente pensa que design está diretamente relacionado com computadores e aplicativos. Isto não é verdade! Se você se deu ao trabalho de ler pelo menos um dos links que eu mencionei acima, vai perceber que o design tem um propósito totalmente diferente de criar cartazes ou cartões de visitas no Photoshop. Ele está relacionado ao produto, e as melhorias para que ele atenda as necessidades do dia-a-dia das pessoas.
“Entende-se por design a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais do produto, de modo a atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuários .O design é o meio de adicionar valor aos produtos industrializados, levando à conquista de novos mercados. As empresas têm usado o design como poderoso instrumento para introduzir diferenciações nos produtos e destacarem-se no mercado, perante aos seus concorrentes.”
O design já foi diretamente relacionado unicamente à indústria, ao projeto, mas hoje possui tantas vertentes que fica até difícil listar cada uma delas. Como trabalho com comunicação e impressão, vou falar do design que está presente no meu trabalho, e com certeza o design que o trouxe até aqui.
Alguns dos seguimentos do design
Como eu não quero deixar você com dúvidas sobre o que eu acabei de dizer, eu trabalho com design gráfico, e projeto produtos que serão usados para comunicar ideias, vender outros produtos e até convencer os clientes em potencial sobre como um produto pode lhes ser útil (ou não).
Abaixo gostaria de listar algumas das vertentes mais comuns do design atualmente. Você pode, inclusive, usar a lista para escolher que área gostaria de seguir, e quem sabe começar a estudar mais sobre ela.
- Design estratégico
- Design de comunicação
- Design de som
- Design visual
- Design gráfico
- Tipografia
- Design editorial
- Design institucional
- Design digital
- Design de hipermídia
- Web design
- Design de jogos
- Design de produto
- Design automobilístico
- Design de embalagem
- Design de mobiliário
- Design de moda
- Design de joias
- Design de estampa
- Design de ambientes
- Design de interiores
- Design de iluminação
- Design de sinalização
- Design de interação
- Design de interfaces
- Design de serviços
É um alista bem grande não é?
O que o design não é?

Imagem via Shutterstock ©
Recebo diariamente muitas críticas, muitas mesmo, por causa dos trabalhos que desenvolvo aqui no Clube e em nosso Canal do Youtube. Porque mostro em meus vídeos como utilizar aplicativos e como eles podem ser úteis para o desenvolvimento de projetos relacionados ao design gráfico e web. Mas, o design não é isso!
Embora eu goste de ensinar aos nossos leitores como utilizar as fantásticas ferramentas disponíveis para o profissional criativo, isto não quer dizer que é a única coisa que você precisa saber para se tornar um bom profissional. O design é uma profissão como a medicina, a engenharia, a advocacia etc. É necessário estudo, experiência e muita determinação se você pretende se tornar um designer.
Mas porque você ensina a usar os aplicativos, Liute, seu danadinho?
Simples! Estudar os aplicativos não faz parte do longo conteúdo programático de uma faculdade, quando você escolhe fazer design, publicidade e propaganda, design de produto, por exemplo, o estudo de aplicativos não passa de algumas poucas aulas onde você aprenderá os conceitos básicos. Daí, eu entro, reforçando este conteúdo e também lhe mostrando novas técnicas e recursos.
Se eu criasse mais um blog que falasse apenas sobre design, eu competiria com grandes nomes como Design.blog ou Choco la Design, entre tantos e tantos outros muito bons que podem lhe ensinar sobre design de maneira eficiente e precisa. Bom, mas isto não vem ao caso, eu só queria esclarecer mesmo, eu gosto de mostrar a usar as ferramentas, você se encarrega de correr atrás dos conceitos que precisa para usá-las com precisão e eficiência.
Voltando ao contexto do titulo alí atrás, gostaria de falar um pouco sobre o que o design não é.
Design não é apenas mexer em aplicativos
Sim, acho que já expliquei bem isso, se você quer se um bom profissional, precisa conhecer os conceitos fundamentais do design, suas teorias, psicologias e ações. Você não pode, por exemplo, comunicar uma ideia de maneira precisa se não sabe como fazer isso.
Design não é aparência
A estética é muito importante, há designers que defendem a boa aparência com unhas e dentes, mas para se considerar algo bonito ou feio, é preciso entender o que realmente é bonito, ou feio. Não o que você acha bonito, mas o que as pessoas de um modo geral, de acordo com sua cultura ou costumes pode achar bonito. Você precisa pensar no público alvo, não apenas no seu gosto pessoal. Não existe bonito nem feio no design, existe o que funciona e é eficiente.
Design não é desenho

Imagem via Shutterstock ©
Quem desenha é o ilustrador, quer dizer, mais ou menos, pois até mesmo o ilustrador pode desenvolver material diferente do que pode ser considerado desenho. Como o design possui muitas vertentes, como vimos mais acima, um designer pode ser ilustrador, assim como um ilustrador não necessariamente será um designer.
Acho que isto é tudo por agora, espero que você tenha compreendido um pouco mais sobre o que é design, e que para ser um bom profissional é preciso muito mais do que apenas mexer no Illustrator ou CorelDRAW. Além disso, você pode se tornar um bom profissional de design, basta que pra isso invista em seu conhecimento, e acredite que para ser um profissional de sucesso, é preciso muito mais do que apenas talento. Aliás, eu já perguntei sobre isso no último artigo, e vamos falar sobre ele no próximo post.
O que é talento afinal de contas? Será que você se arriscaria responder nos comentário?
Até o próximo post.